Sobre o Projeto

Este projeto visa ampliar as iniciativas culturais do Instituto Materialize Ideias, oferecendo oficinas gratuitas para pessoas de comunidades do litoral e do centro do município do Cabo de Santo Agostinho, visando o fortalecimento das habilidades técnicas e criativas na produção e criação artística do audiovisual, desde a escrita do roteiro à criação do cineclubismo, com realização de uma Mostra Audiovisual em espaço público com exibição da produção dos participantes das oficinas no final do projeto.

Serão 220 pessoas beneficiadas diretamente pelo projeto a partir das 11 oficinas com 20 participantes, cada.

Criar a primeira incubadora audiovisual

Objetivos do Farol de Imagens

com realização de oficinas técnicas e criativas para comunidades do litoral do município do Cabo de Santo Agostinho, como: Criação de Roteiro, Atuação para Cinema, Operação de Câmera, Edição de Vídeo, Edição de Som, Desenho de Trilha Sonora, Técnico de Som Direto, Direção de Arte, Produção de Set de Filmagem, Introdução ao Cineclubismo e Iniciação à Animação (Stop Motion).

Solidificar um circuito permanente de intercâmbio cultural promovendo produções artísticas de qualidade.

Proporcionar um espaço para criação de filmes que abordam questões ambientais, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer e refletir sobre temas relacionados à preservação do meio ambiente.

Fomentar o debate e a conscientização ambiental, incentivando o diálogo e a reflexão sobre questões ambientais por meio das produções audiovisuais de acordo com a metodologia de cada oficina.

Valorizar a produção audiovisual regional, destacando a produção da região como um todo, criando oportunidade para profissionais iniciantes, artistas locais e entusiastas do audiovisual.

Facilitar o acesso ao cinema e à cultura, tornando o projeto acessível a diversos públicos, desde a promoção das oficinas, quanto a realização da exibição das produções dos participantes numa mostra ao ar livre, estimulando a participação das comunidades locais e público diverso.

Estabelecer parcerias e redes de colaboração para o projeto, com instituições culturais, ambientais e educacionais locais, bem como cineastas e produtores já consolidados para fortalecer a presença em palestras gratuitas durante o projeto e na participação de uma roda de diálogo no mesmo dia da Mostra no final do projeto Farol de Imagens, ampliando o alcance da incubadora.

Atrair público diversificado, desenvolvendo estratégias de promoção e divulgação que alcancem públicos diversos, incluindo estudantes, famílias, comunidades locais e turistas interessados em cinema e questões ambientais.

Proporcionar uma experiência envolvente e imersiva durante o projeto, por meio da organização desde as oficinas, palestras gratuitas e debates na exibição dos produtos criados pelos participantes.

Realizar avaliação antes, durante e pós projeto para coletar feedback dos participantes, cineastas e parceiros, a fim de identificar áreas de melhoria e aprimorar as próximas edições do projeto.