Projeto Farol de Ideias:

Farol de Ideias: Cultura e Transversalidades do Litoral do Cabo de Santo Agostinho tem o propósito de promover atividades continuadas como workshops, oficinas, vivências, a implementação de um memorial com exposição fotográfica, apresentações culturais, saraus de poesia de forma gratuita para público diverso, jovem e adulto, visando o fortalecimento na produção, criação e fruição artística, na sede do Ponto de Cultura Farol de Ideias, localizado em Calhetas-Nazaré, no Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, litoral do município do Cabo de Santo Agostinho.

Cultura e Transversalidades

OFICINAS & WORKSHOPS

INSCRIÇÕES GRATUITAS E COM CERTIFICADO

Marcelo Ferreira é repórter fotográfico com ampla experiência em registrar o cotidiano, a cultura popular e os movimentos sociais em Pernambuco. Atuou como fotógrafo da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho (1997–2001), editor de fotografia do jornal Tribuna Popular (2007–2009) e coordenador de fotografia da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes (2009–2016). Seu trabalho já foi publicado em veículos como Jornal do Commercio, Diário de Pernambuco e O Dia (RJ).

Com trajetória também dedicada à formação, ministrou oficinas de iniciação fotográfica desde 1999, em espaços como escolas, colônias de férias e centros culturais. Participou de exposições marcantes, como Mulheres Rurais (2002) e Onde o Brasil Aprendeu a Liberdade (2010), além de cobrir eventos culturais de grande relevância, entre eles a Festa da Lavadeira, a Missa do Vaqueiro e o Festival Nacional de Teatro do Cabo.

Luzarcus é artista visual, escultor e arte-educador com mais de 30 anos de trajetória, reconhecido por projetos que unem arte, tradição popular e transformação social. Premiado e homenageado em Pernambuco, já realizou exposições no Brasil e no exterior e atua como criador e formador em iniciativas culturais e educativas. Reconhecido por sua contribuição à cultura cabense, recebeu a Comenda Caravela de Pinzón, a Medalha da Cultura Joaquim Nabuco e a Medalha Josué de Castro, entre outras homenagens. Atuou em projetos sociais, culturais e educacionais, com destaque para iniciativas como Mãos no Barro, Cidadania com Arte e o coletivo Ceramistas de Nazaré, promovendo a arte como ferramenta de inclusão e transformação social.

Daniel Semsobrenome é artista da dança, percussionista, pesquisador e professor de dança e percussão. Bailarino da Cia de Dança Artefolia, compartilha sua experiência em aulas de dança popular e percussão, unindo tradição e contemporaneidade em ritmos como maracatu, afoxé, frevo, ciranda e cavalo marinho. Formado em dança contemporânea pelo Grupo Experimental, integrou importantes criações da cena nacional e internacional, como CAMPO MINADO, CAOSMOSE, RODA DE TERREIRO e Antes que Desapareça, com circulação pelo Brasil, Europa e América Latina.

Daniel Semsobrenome é artista da dança, percussionista, pesquisador e professor de dança e percussão. Bailarino da Cia de Dança Artefolia, compartilha sua experiência em aulas de dança popular e percussão, unindo tradição e contemporaneidade em ritmos como maracatu, afoxé, frevo, ciranda e cavalo marinho. Formado em dança contemporânea pelo Grupo Experimental, integrou importantes criações da cena nacional e internacional, como CAMPO MINADO, CAOSMOSE, RODA DE TERREIRO e Antes que Desapareça, com circulação pelo Brasil, Europa e América Latina.

Versalizando Imagens é um projeto idealizado por Renato Moura – fotógrafo profissional, produtor cultural, voluntário engajado com a juventude e formado em Marketing – e Esperantivo – poeta por vocação, membro de diversas academias de literatura de cordel, professor e biólogo, apaixonado pela cultura, natureza e contação de histórias.

“Worksho Versalizando Imagens” reúne fotografia e literatura de cordel numa experiência estética e cultural única. Idealizado por Renato Moura e o poeta Esperantivo, o workshop proporciona imersão na cultura popular nordestina, estimulando a criação artística por meio de vivências fotográficas e poéticas. As atividades já foram realizadas gratuitamente em escolas da Zona da Mata e Agreste, contando com formações, oficinas e exibição de filme, valorizando a memória coletiva e a criatividade dos participantes.

Celso Costa é artista audiovisual, designer gráfico, músico e pesquisador das relações entre arte, natureza e desenvolvimento humano. Atua há mais de 15 anos na direção de fotografia, design de som, edição e roteiro, com trabalhos realizados em cinema, audiovisual e projetos culturais aprovados em editais como Funcultura, Funarte e Lei Paulo Gustavo.

Em 2021 iniciou sua pesquisa com o Couro de Algodão, desenvolvendo experimentações artísticas que resultaram na exposição O Muro do Rumo no Ano do Não, realizada na comunidade do Vale da Lua. Desde então, ministra oficinas que unem arte, sustentabilidade e conexão com a natureza, integrando práticas manuais, memória cultural e processos criativos.

Enaile Lima é produtora cultural, gestora de projetos e fundadora da Plantemídia Produções Criativas, com mais de 20 anos de experiência em audiovisual, artes e ações socioculturais. À frente do Instituto Materialize Ideias, no Cabo de Santo Agostinho, tem desenvolvido projetos que unem memória, sustentabilidade e formação cultural, acreditando na cultura como ferramenta de transformação social. Sua trajetória inclui a elaboração e execução de dezenas de iniciativas aprovadas em editais estaduais e federais, como curtas-metragens, festivais, mostras de cinema, exposições e ações de valorização das tradições populares. Com um olhar sensível e estratégico, Enaile compartilha seus conhecimentos em processos de criação, gestão e produção cultural, articulando saberes que fortalecem artistas, coletivos e comunidades.

Programe-se para Nossos Eventos Mensais GRATUITOS!

Um espetáculo que pulsa identidade, movimento e celebra as raízes da cultura popular pernambucana!

Prepare-se pra sentir o corpo e o coração dançarem juntos ao som das tradições que nos formam!

Mestiços é dança, é música, é manifesto.
Um corpo que brinca, resiste e se reinventa.
É híbrido, ancestral e contemporâneo.
É terreiro, é rua, é palco!

Um acontecimento performático que atravessa as tradições populares de Pernambuco: Cavalo-marinho, maracatu rural, frevo, coco e outras pulsões do brincar.

Concepção e Direção: Daniel Semsobrenome

Música e Atuação:

Daniel Semsobrenome, Jhonathan Yuri, Carla Domingos e Lua Paiva

Produção e Figurino:

Daniel Semsobrenome e Carla Domingos

Classificação Indicativa: 12 anos

PROGRAMAÇÃO 2024

Arte do Vale – Oficinas Criativas e Sustentáveis é um projeto de ações artísticas com três oficinas criativas de arte sustentável para moradoras e moradores da comunidade do Vale da Lua, localizada no Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcante, no litoral cabense.

Idealizado pela produtora cultural Magda Silva da H2Olhos Produções, parceira do Instituto Materialize Ideias.

A ideia principal do projeto é promover a conscientização e a sensibilização dos moradores da região, em relação à importância da criação artesanal com foco na preservação ambiental.

Este projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo com incentivo da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e Ministério da Cultura - Governo Federal.

Em 18/06/2024, fomos certificados pelos Ministérios da Cultura e da Cidadania como Ponto de Cultura, através do Programa de Política Nacional Cultura Viva (Lei 13.018 de 2014 e IN Minc 08/2016), regulamentada pela Instrução Normativa nº 08, de 11 de maio de 2016, do Ministério da Cultura. Este reconhecimento atesta que o Instituto Materialize Ideias (IMI) desenvolve e promove atividades culturais, contribuindo para a proteção e promoção dos direitos da cidadania e da diversidade cultural no Cabo de Santo Agostinho, PE, Brasil.

O que é um Ponto de Cultura?

Surgiu com o antigo Programa Cultura Viva (2004) e sua origem remonta à Constituição Federal de 1988, que estabelece o dever do Estado (Poder Público de todas as esferas) em garantir ao cidadão o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura nacional, além do fomento, valorização e incentivo à produção, difusão e circulação de conhecimento, a universalização do acesso aos bens e serviços culturais e a cooperação entre os entes federados, os agentes públicos e privados atuantes na área cultural, entre outros (CF/88, art. 216-A, § 1º, incisos I a IV).

Como funciona o Ponto de Cultura Farol de Ideias?

O Ponto de Cultura Farol de Ideias é um espaço educativo e colaborativo que visa fortalecer a cooperação entre agentes sociais, gestores, associações civis e artistas. Focado na participação comunitária, o ponto promove a formação e execução de projetos no território, desenvolvendo metodologias baseadas na autogestão, ajuda mútua e práticas comunitárias. É um espaço de encontro e aprendizado coletivo, onde oficinas e trocas de experiências incentivam a criação de projetos conjuntos, gerando impacto positivo nas comunidades locais por meio do intercâmbio de ideias e ações.

Somos o primeiro Ponto de Cultura do litoral do Cabo de Santo Agostinho

LOCALIZAÇÃO