Pessoas sentadas na grama ao ar livre olhando para um telão de cinema exibindo a logo da mostra de cinema amiental    bient

Cinema, Cultura e Sustentabilidade no Cabo de Santo Agostinho

De 21 a 27 de julho, a histórica Vila de Nazaré, localizada no Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, no Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco, será palco da MOCCA – Mostra Cabense de Cinema Ambiental, a primeira mostra de cinema ambiental da região. Um evento gratuito, inclusivo e aberto ao público, que une exibições de filmes pernambucanos ao ar livre, oficinas de audiovisual, feira de sustentabilidade e debates sobre meio ambiente e cultura.

100

Participantes nas Ações Formativas

Cineastas locais

15+

A MOCCA nasceu para sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental e democratizar o acesso ao audiovisual, promovendo também a formação de novos públicos e profissionais da cultura.

PARTICIPE!

  • Inscreva seu filme | 18 a 31 de Maio

  • Garanta sua vaga nas oficinas | Inscrições de 01 a 15 de junho

  • Toda a programação é GRATUITA!

A MOCCA – Mostra Cabense de Cinema Ambiental é uma iniciativa do Instituto Materialize Ideias que tem como missão promover o acesso ao audiovisual e à cultura ambiental de forma gratuita e inclusiva, no Cabo de Santo Agostinho. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), com incentivo da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e Ministério da Cultura - Governo Federal.

Mais do que uma mostra de filmes, a MOCCA é um espaço de formação, debate e geração de impacto socioambiental, oferecendo uma programação diversa, com:

  • Exibições de filmes pernambucanos com temática ambiental

  • Oficinas formativas de audiovisual para jovens a partir de 16 anos

  • Feira de sustentabilidade com produtos artesanais ecológicos

  • Rodas de diálogo e apresentações culturais

O projeto prioriza a inclusão de mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+ e outros grupos historicamente sub-representados, além de contar com acessibilidade em LIBRAS em parte das atividades.

A Mostra também é vitrine para o Projeto Farol de Imagens, que oferecerá formações audiovisuais gratuitas e continuadas no Ponto de Cultura Farol de Ideias, ampliando o impacto social e educativo da iniciativa.

Nossa missão é inspirar e educar o público sobre a importância da preservação ambiental, utilizando o cinema como ferramenta de transformação social. Além de descentralizar o cinema, formar novos públicos, transformar realidades.

Além disso é fomentar a cadeia produtiva e geração de renda no audiovisual do município, através de realização de novas produções.


Nossa Missão e Visão