É um projeto que contempla educação ambiental através da arte, sustentabildade, natureza e bem-estar. Tendo como um dos pontos centrais a redução do impacto ambiental, adotando processos educacionais que viabilizem o despertar da importância da aplicabilidade de ações cotidianas desde a reciclagem de embalagens ao consumo de alimentos mais saudáveis, assim como a conscientização do cuidado com a natureza, do corpo e da mente. Em resumo, através da arte sustentável, da criatividade, da economia criativa, da educação ambiental e do bem-estar integral gerar impacto social no município do Cabo de Santo Agostinho.

Na primeira edição do projeto, a partir de 9 oficinas, aproximadamente 200 pessoas foram impactadas.

Moradores com faixa etária de 17 a 70 anos das comunidades de Gaibu, Sítio Tomás, Vale da Lua, Vila de Nazaré, Paraíso, Suape, Tiriri, Mangueirinha e Enseada dos Corais. No total, ministramos nove oficinas, sendo: Bordando Lixo, Couro de Algodão, Biodiversidade das Pancs, Alimentação Não Convencional, Alimentação Biogênica, Biodiversidade das Pancs - Plantas Alimentícias Não Convencionais, Artesanato Criativo, Embalagens Criativas e Ecológicas, Farmácia Natural Caseira e Conexão com a Natureza.

A prática artesanal está intrinsecamente ligada a essa abordagem, pois abraça uma forma de produção manual que nos conduz desde o início do processo, coma cuidadosa seleção de materiais e ferramentas, até seu desfecho e o início deum novo ciclo, caracterizado pela reutilização de matéria-prima outrora descartada, como tecidos desgastados ou considerados "lixo".

Na segunda edição queremos beneficiar 300 pessoas com 10 Oficinas, com 30 vagas cada:

Neste segunda edição, desejamos dar continuidade e trazer mudança para as comunidades onde as estatísticas de violência entre jovens são crescentes, com história reais de vidas perdidas, sonhos interrompidos e famílias dilaceradas. Acreditamos que é possível transformar vidas com a educação através da arte, da cultura e do bem-estar integral. Nossas ações e projetos socioculturais e socioambientais levam conhecimento e conscientização para o cuidado do meio ambiente e do ser integral, gerando impacto social para melhorar e qualidade de vida destas pessoas, além de garantir que seus direitos sejam atendidos e preservados e dando oportunidades de geração de renda com sustentabilidade.

Vamos realizar o projeto no período de seis meses. Serão 10 oficinas, com 20 horas cada, entre elas: Bordando Lixo, Couro de Algodão, O Despertar Teatral, Sopro Criativo, Saboaria Sustentável, Estamparia Criativa, Expressão Tátil, Empreendedorismo Criativo e Sustentável, Vida e Bem-Estar e Fotografia, Cordel e Natureza. As oficinas serão realizadas em espaços de instituições parceiras ou em nossa sede, a partir do seu apoio nesta campanha. Em cada oficina, serão disponibilizadas 30 vagas com faixa etária a partir de 12 até 29 anos de idade. A partir das oficinas GRATUITAS propostas aos moradores locais, pretendemos alcançar impactos socioambiental e sociocultural positivos, despertando a criatividade, a importância de que é possível com práticas sustentáveis do dia a dia, criar arte para gerar renda com sustentabilidade e com os conhecimentos práticos do teatro, da música e de conscientização da natureza, assim como uma alimentação simples e saudável, respiração consciente proporcionar a importância do autocuidado e gerar bem-estar para os participantes e os seus familiares.

Como o projeto vai acontecer na prática?

Veja as Oficinas Gratuitas para as Comunidades

Oportunidades a serem Implementadas

Oficina de bordado à mão livre, utilizando peças de tecido em jeans e algodão usados, roupas usadas, recriando novas propostas através do upcycling e reciclagem têxtil de forma criativa, gerando oportunidade de renda com sustentabilidade.

Oficina com técnica de Reciclagem que transforma tecidos de algodão usados, em couro sustentável. Lençóis, fronhas, toalhas de mesa, sobras de tecidos que iriam para o descarte no lixo doméstico, se transformam em peças utilitárias e arte.

Oficina teatral para promover o desenvolvimento de conscientização do trabalho em grupo, das habilidades criativas dos participantes, promovendo a expressão artística e cultural na comunidade.

Oficina com técnicas de estamparia artesanal, com ênfase em carimbo, explorando a criatividade enquanto promovemos a consciência ambiental por meio do uso de materiais sustentáveis, além de gerar oportunidade de renda com sustentabilidade.

Oficina de aprendizado das possibilidades da modelagem em argila para jovens, promovendo a tradição local do artesanato tradicional do barro, gerando empoderamento criativo e oportunidade de renda com sustentabilidade.

Oficina de para o aprendizado sobre chás, escaldas pés, xaropes caseiros, empoderamento do autocuidado com práticas de respiração consciente e de inteligência emocional, além da consciência ambiental através da conexão com a natureza.

Oficina para empoderar jovens de até 29 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, proporcionando conhecimentos práticos e habilidades em saboaria artesanal como uma alternativa criativa de geração de renda.

Oficina para oportunidade de aprender a construir e tocar pífanos a partir de materiais simples como canos de PVC, resgatando tradições musicais e promovendo o desenvolvimento de habilidades artísticas.

Oficina de Fotografia com celular, com o objetivo de promover uma aproximação e um encantamento dos jovens com a correlação da Fotografia com a Natureza e a Literatura de Cordel, a partir do contato direto com um fotógrafo e um poeta cordelista, despertando um olhar sensível à beleza da natureza, à arte e à cultura popular.

Oficina de educação financeira para a economia criativa capacitando os moradores das comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a partir de 18 anos, no intuito do aprendizado para gerir suas finanças e empreender de forma criativa, sustentável e estimular o desenvolvimento econômico local.