
Cine Lab: Iluminando Ideias, Materializando Sonhos
A proposta é promover formações de audiovisual itinerantes, oferecendo gratuitamente formações técnicas e criativas para público diverso, jovem e adulto, visando o fortalecimento na produção e criação artística em audiovisual, desde a escrita do roteiro à animação, no município do Cabo de Santo Agostinho.
As atividades formativas serão realizadas no Ponto de Cultura Farol de Ideias no litotal do município, Palácio da Cultura no Centro e na Estação Cidadania, utilizando espaços comunitários acessíveis para jovens a partir de 16 anos, incluindo estudantes, fazedores da cultura e iniciantes na área audiovisual. Cada oficina terá uma carga horária de 20 horas, com turmas de até 20 alunos. As oficinas serão ministradas por profissionais pernambucanos atuantes no mercado audiovisual, que possuem habilidades técnicas para conduzirem os participantes de forma eficaz em áreas como: Roteiro, Atuação Para Cinema, Direção de Arte, Som Direto, Edição de Som e Animação–Stop Motion.
EDIÇÃO DE SOM


com Justino Passos (PE)
DIREÇÃO DE ARTE
com Henrique Arruda (PE)
ANIMAÇÃO
com Renata Claus (PE)
Renata Claus é arquiteta urbanista e realizadora audiovisual, com atuação em animação stop motion, direção, roteiro, direção de arte e montagem. Dirigiu os curtas Exília (2015), Finitude e Bem Perto do Mar (2023), além de colaborar em produções como Guaxuma (Nara Normande), A Menina que Mudou de Si (Nathalia Forte) e O Homem das Gavetas (Duda Rodrigues). Como educadora, ministrou oficinas em festivais e projetos culturais, entre eles Cine Sesi Cultural, Curta Taquary, Maré, Orocine e AnimaLibras. Também atuou como curadora e júri em festivais como Animage, Animacine e Lanterna Mágica.
Justino Passos é profissional de som para audiovisual, com ampla experiência em edição, mixagem, pós-produção sonora e sound design. Atuou em curtas e longas-metragens, séries de TV, telefilmes e produções musicais, colaborando com cineastas como Tuca Siqueira, Paulo Caldas, Déa Ferraz e Camilo Cavalcante.
Estudou Produção Fonográfica e fez diversos cursos em Cinema, Pós-Produção Sonora e Sound Design, desenvolveu trabalhos em projetos premiados como Mundo Bita, Corbiniano, Recife Assombrado e King Kong in Asuncion.
Além da prática profissional, também atua como formador, ministrando cursos e palestras sobre som para cinema, foley e audiovisual.
Vencedor do Troféu Candango de Melhor Filme no 57° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro com seu primeiro longa-metragem, Filhas da Noite, Henrique Arruda é Diretor, Roteirista, e Diretor de Arte. Sócio fundador da Filmes de Marte, carrega na trajetória da produtora pernambucana mais de 8 curtas-metragens realizados, que juntos somam mais de 70 prêmios, e participações em mais de 150 mostras e festivais ao redor do mundo, com conteúdos licenciados para importantes janelas difusoras, como o Canal Brasil, Sesc TV, Sessão Vitrine. É também diretor artístico / curador da FABULOSA - Festival Internacional de Cinema Queer Especulativo do Recife, e criador / diretor geral do MarteLAB - Laboratório de Oficinas Audiovisuais para Mulheres e Pessoas LGBTQIA+.
STOP MOTION
ROTEIRO






com Yuri Lins (PE)
ATUAÇÃO PARA CINEMA
com Priscila Cardoso (PE)
SOM DIRETO
Formada em Cinema e Audiovisual pela UFPB, atua como técnica de som, microfonista e assistente de som direto, com experiência em produções paraibanas, pernambucanas e cearenses, como Adão, Eva e o Fruto Proibido (R.B. Lima), O Que Os Machos Querem (Ana Diniz), Sangue Por Sangue (Ian Abé e Rodolpho de Barros), além dos longas Curral (Marcelo Brennand) e Alecrim e o Sonho (Valério Fonseca). Já ministrou a oficina O Som no Cinema Possível (Funesc/SEMDH) e o módulo de Som Direto no curso Cariri Sonoro, no Ceará. Também roteirizou e dirigiu os curtas Não Existe Pôr do Sol, Debaixo do Arvoredo, Pedra-Mar e Monga.
com Janaína Lacerda (PB)
Priscila Cardoso é atriz pernambucana com trajetória no teatro e no cinema, premiada em festivais nacionais e internacionais, como o Black Cat Award (Bolívia) e o Festcine Itaúna (PE). No audiovisual, atuou em filmes como Corpo Cheio, Aquela Noite e Onde Está Maria, acumulando indicações em festivais como RIMA (RJ), Festicine (PR) e Brazil Film Festival. Com mais de 10 anos de carreira artística, alia sua experiência prática à pesquisa em interpretação diante das câmeras, compartilhando vivências e técnicas que unem teatro e cinema.
Yuri Lins é roteirista, diretor e curador de cinema. Graduando em Cinema e Audiovisual pela UNIAESO, co-dirigiu e co-roteirizou o curta Peito Vazio (2018), exibido na 21ª Mostra de Tiradentes e em festivais no Brasil e na França. Atuou como curador em cineclubes e mostras, como o Cineclube Dissenso (FUNDAJ), Cine MAMAM e Perspectivas do Cinema Português (Cinemateca Brasileira). Roteirista dos longas Os Vivos Caminham a Terra (Pedro Maia de Brito) e Fim de Semana no Paraíso Selvagem (Pedro Severien) — este premiado no Festival de Triunfo —, também ministra oficinas de roteiro em comunidades e projetos de formação audiovisual, como Cinema no Interior.
Contato
+55 81 999181800
Siga-nos
Quer saber mais sobre o Instituto Materialize Ideias?
Estrada de Calhetas, 10 - Vale da Lua | Calhetas Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti Cabo de Santo Agostinho | PE - Brasil
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Enaile Lima | Plantemídia Produções Criativas


contato@institutomaterializeideias.org.br


Instituto Materialize Ideias CNPJ: 39.399.677/0001-80